Eu sou...

Minha foto
Birigüi, São Paulo, Brazil
Tenho 30 anos, sou graduado em Letras pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui (FATEB),graduado em História pela Universidade Toledo de Araçatuba e pós-graduado em Assessoria Bíblica pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo, Rio Grande do Sul (EST)em parceria com o Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI). Atualmente professor da educação básica de escolas estaduais de SP e cursando o pós-graduação em História Cultural pelo Centro Universitário Claretiano.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PATRIMÔNIO DE BIRIGUI



Igreja Matriz de Birigui






PATRIMÔNIO DE BIRIGUI

A cidade de Birigui foi fundada em 7 de dezembro de 1911. Em 1915 foi construída, por Frei Domingues Riece, a igreja Matriz Imaculada Conceição que primeiramente foi chamada de capela Santo Ambrósio.
Atualmente a igreja possui 1675,50 m² de área construída e sempre foi utilizada como templo religioso. Passou por algumas reformas. É feita de alvenaria, gesso (o teto) e madeira. Está localizada no centro de Birigui e sua torre pode ser vista a distância, até mesmo fora da cidade.
Seria bem interessante ressaltar a importância da igreja Matriz Imaculada Conceição nas aulas de História enfocando a religião que predominou em Birigui nos seus primeiros anos de existência e como os imigrantes italianos, dentre eles os demais freis que vieram para ficar à frente da igreja, figuras importantes no desenvolvimento da cidade.
Poder-se-ia levantar também a questão dessa igreja como um patrimônio material ou imaterial uma vez que se tem a memória da Imaculada Conceição, no entanto, materialmente, a construção já passou por inúmeras reformas e é provável que pouco tenha restado do material originalmente usado. Ou seja, sabe-se que essa igreja existe desde o início da cidade, porém, não é exatamente a mesma, o que resta é uma memória daquela primeira.




No interior da igreja, encontram-se vitrais cujas figuras são de santos e santas, da sagrada família, e de Jesus o que pode levar a ma discussão sobre a intenção dessa arte hoje em comparação com a arte na Idade Média que, segundo Gombrich, no que diz respeito aos objetos das igrejas, estes eram decorados com uma arte que se pode chamar de temática, pois retratavam algum fato narrado na bíblia de acordo com a utilidade do objeto.
Outra comparação a ser feita é a arquitetura que pode lembrar as construções de Brunelleschi. Na verdade, é provável que mesmo as estruturas de hoje da Igreja Matriz tenham sido influenciadas de alguma forma pela arquitetura italiana.

Abaixo Catedral Santa Maria Del Fiore (Florença, Itália)















IGREJA MATRIZ DE BIRIGUI (nave)




LUCAS RINALDINI

Um comentário:

Maria disse...

lindas essas fotos da nossa igreja matriz